FENÔMENO ASTRONÔMICO

Outubro terá dois eclipse visíveis no Brasil; veja datas e horários

Poderão ser observados um eclipse solar anular e um eclipse lunar parcial
Por Redação 11/10/2023 - 06:00

ACESSIBILIDADE

Marcos Serra Lima/G1
Eclipse parcial na lua em 2018, no céu do Rio de Janeiro.
Eclipse parcial na lua em 2018, no céu do Rio de Janeiro.

Dois eventos astronômicos importantes poderão ser vistos no Brasil em outubro: um eclipse solar anular no dia 14 e um eclipse lunar parcial entre os dias 28 e 29. O primeiro poderá ser observado em grande parte do país, enquanto o segundo poderá ser visto em poucas regiões.

O próximo eclipse solar é chamado de anular porque o Sol ainda permanecerá minimamente visível na forma de um anel ao redor da sombra da Lua. Cidades como Natal (RN), João Pessoa (PB), Juazeiro do Norte (CE) e São Félix do Xingu (PA) terão a sorte de observar o "anel de fogo" ao redor da Lua criado pelo nosso Sol. Um eclipse solar só pode ser observado com um filtro especial ou olhando para o reflexo do Sol.

Já o eclipse lunar parcial, tecnicamente, passará por algumas cidades do litoral nordestino localizadas mais ao extremo leste da porção continental do país. Apesar disso, apenas uma pequena porção da Lua ficará encoberta, o que deve dificultar a observação do fenômeno. Em João Pessoa, por exemplo, a Lua estará perto da linha do horizonte no momento que o eclipse atingir seu máximo. Por isso, mesmo se as condições climáticas estiverem favoráveis nesse dia e o observador se posicionar num local alto, talvez seja difícil flagrar esse eclipse.

Publicidade

Continua após a publicidade





Encontrou algum erro? Entre em contato